Espírito Santo terá novo terminal portuário privado
O Brasil deve ganhar um novo terminal portuário de águas profundas em três anos. O empreendimento, batizado de Porto Central, será construído em Presidente Kennedy, município no sul do Espírito Santo, pela associação entre o Porto de Roterdã, da Holanda, e um grupo de empresários locais com experiência nas indústrias de mineração e offshore que fundou a empresa Terminal Presidente Kennedy (TPK).
O projeto quer atender a setores como
petróleo e gás, mineração, agricultura, indústria automobilística, entre
outros. Segundo o governo capixaba, o investimento previsto ultrapassa R$ 1
bilhão e irá gerar mil empregos na construção e até 6 mil vagas quando entrar
em operação.
Na primeira fase, o terminal vai ocupar
uma área de 1 mil hectares. O projeto traz um conceito de cluster, em que
empresas similares irão operar em funções semelhantes, criando um conglomerado
que permitirá integração entre as mesmas, gerando eficiência. Um dos principais
diferenciais do projeto é ser construído em águas profundas, permitindo maior
capacidade de operação.
Em junho de 2011, os empresários do
Porto de Roterdã assinaram um protocolo de intenções com o governo do estado
para a escolha da área onde seria implantado o projeto. No início de abril
deste ano, foi sacramentado o documento que visa ao estudo de viabilidade
técnica, econômica e ambiental para concretizar a instalação do empreendimento.
De acordo com o Porto Central, até o próximo ano serão obtidas as licenças para
a obra.
No início de junho deste ano, uma
delegação capixaba foi à Holanda para tratar com os executivos de Roterdã sobre
o projeto do Porto Central. Segundo o diretor financeiro e membro do Conselho
de Administração do Porto de Roterdã, Paul Smits, será instalado um escritório
em Vitória no mês de setembro, para o qual foi escalado o executivo Edwim Van
Espen, que foi o responsável pela implantação de um projeto semelhante em Omã.
O governador do Espírito Santo, Renato
Casagrande, comemora a conquista do empreendimento. “Ele solucionará alguns
desafios que temos de estrutura e nós, do governo do estado, vamos apoiar para
que o projeto se concretize.” Para o secretário de Desenvolvimento, Márcio
Félix, a economia do Espírito Santo terá grandes mudanças com este novo porto.
“A história da nossa economia terá um antes e um depois do projeto do Porto
Central. O Brasil está crescendo e empreendimentos como esse atenderão a uma
demanda que é maior a cada dia. A expertise dos holandeses irá nos trazer
grandes oportunidades e este será mais um empreendimento âncora que vai atrair
muitos outros projetos”.

.bmp)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todo comentário está sujeito a aprovação do moderador.