Powered By Blogger

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Investimentos na infraestrutura portuária do Espírito Santo.


Espírito Santo terá novo terminal portuário privado


O Brasil deve ganhar um novo terminal portuário de águas profundas em três anos. O empreendimento, batizado de Porto Central, será construído em Presidente Kennedy, município no sul do Espírito Santo, pela associação entre o Porto de Roterdã, da Holanda, e um grupo de empresários locais com experiência nas indústrias de mineração e offshore que fundou a empresa Terminal Presidente Kennedy (TPK).

O projeto quer atender a setores como petróleo e gás, mineração, agricultura, indústria automobilística, entre outros. Segundo o governo capixaba, o investimento previsto ultrapassa R$ 1 bilhão e irá gerar mil empregos na construção e até 6 mil vagas quando entrar em operação.
Na primeira fase, o terminal vai ocupar uma área de 1 mil hectares. O projeto traz um conceito de cluster, em que empresas similares irão operar em funções semelhantes, criando um conglomerado que permitirá integração entre as mesmas, gerando eficiência. Um dos principais diferenciais do projeto é ser construído em águas profundas, permitindo maior capacidade de operação.
Em junho de 2011, os empresários do Porto de Roterdã assinaram um protocolo de intenções com o governo do estado para a escolha da área onde seria implantado o projeto. No início de abril deste ano, foi sacramentado o documento que visa ao estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para concretizar a instalação do empreendimento. De acordo com o Porto Central, até o próximo ano serão obtidas as licenças para a obra.
No início de junho deste ano, uma delegação capixaba foi à Holanda para tratar com os executivos de Roterdã sobre o projeto do Porto Central. Segundo o diretor financeiro e membro do Conselho de Administração do Porto de Roterdã, Paul Smits, será instalado um escritório em Vitória no mês de setembro, para o qual foi escalado o executivo Edwim Van Espen, que foi o responsável pela implantação de um projeto semelhante em Omã.
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, comemora a conquista do empreendimento. “Ele solucionará alguns desafios que temos de estrutura e nós, do governo do estado, vamos apoiar para que o projeto se concretize.” Para o secretário de Desenvolvimento, Márcio Félix, a economia do Espírito Santo terá grandes mudanças com este novo porto. “A história da nossa economia terá um antes e um depois do projeto do Porto Central. O Brasil está crescendo e empreendimentos como esse atenderão a uma demanda que é maior a cada dia. A expertise dos holandeses irá nos trazer grandes oportunidades e este será mais um empreendimento âncora que vai atrair muitos outros projetos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário está sujeito a aprovação do moderador.