Powered By Blogger

domingo, 7 de julho de 2013

Feito anúncio confirmando porto da Nutripetro em Aracruz.

Confirmado porto da Nutripetro em Aracruz


A presidente Dilma Roussef anunciou na quarta-feira 03, em Brasília, que o projeto da Nutripetro em Barra do Riacho, Aracruz, é o único que faz parte do primeiro pacote de 50 terminais privativos autorizado pelo governo federal, entre os nove projetos de portos privados no Espírito Santo, com previsão de operação no ano que vem.

O porto da Nutripetro é um terminal de apoio offshore, para recebimento, armazenamento e expedição de produtos para comércio exterior e atividade aquaviária. O investimento do Grupo Ambipar é de R$ 1 bilhão, com investimento inicial de R$ 400 milhões. A intenção do governo federal é que os portos privados contribuam para remover os entraves do setor e aumentar a capacidade portuária nacional.

O chamado Retroporto Multimodal da Nutripetro, que já está pronto, tem área alfandegada de 250.000m². O empreendimento tem como objetivo específico atender a crescente demanda de empresas exportadoras e importadoras por adequadas infraestruturas de estocagem.

A retroárea multimodal será atrelada ao terminal que irá operar no sistema de supply boat, em atividades da indústria petrolífera, com manutenção de plataformas, além de operar as atividades de carga geral e granéis sólidos (grãos, fertilizantes, embalagens etc.). Serão construídos tanques especiais para armazenamento de produtos químicos, petroquímicos e alimentícios para gases e líquidos.

No mar

O projeto conceitual do porto foi desenvolvido de forma a se otimizar o aproveitamento da área disponível com um mínimo de impacto ambiental, e contará com retroárea, Terminal de Supply e Terminal Portuário com ponte de acesso, quebra-mar e píer (cinco berços). A ponte de acesso avançará dois quilômetros mar adentro. O quebra-mar e a ponte de acesso reduzirão o volume das ondas em dois quilômetros ao longo do litoral, onde haverá menor capacidade de transporte de sedimentos, provocando, na parte central da faixa, o surgimento de pequenos bancos de areia. Isso reduzirá bastante o assoreamento na foz do rio Riacho. Não haverá prejuízos à prática de esportes aquáticos, exceto na zona de sombra do quebra-mar, mas que por ser área portuária, haverá restrição de acesso.

Fonte: http://www.folhalitoral.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário está sujeito a aprovação do moderador.