Construção de ramal em ferrovia que ligará
Linhares ao Rio de Janeiro é anunciada pelo Governo Federal
A
extensão, até Linhares, da ferrovia que ligará Vitória ao Rio de Janeiro foi
anunciada em primeira mão na manhã desta terça-feira (11) pelo presidente da
Empresa de Planejamento e Logística (EPL) do governo federal, Bernardo
Figueiredo, durante o seminário Logística é Solução, realizado pela Rede
Vitória no Centro de Convenções da capital.
A
extensão da ferrovia foi incluída no Programa de Investimentos em Logística
lançado pelo governo federal, que terá recursos da ordem de R$ 20 bilhões/ano
para ampliar a rede ferroviária e renovar a malha rodoviária do país. Além de
garantir a ligação do Espírito Santo com a malha ferroviária do país, a linha
férrea contribuirá para alavancar a economia dos municípios vizinhos ou que
serão cortados por ela e a extensão até Linhares é estratégica para atender às
necessidades do polo gás-químico que a Petrobras implanta na região.
De
acordo com Bernardo Figueiredo, já está agendada para o próximo mês a
realização de uma audiência pública em Vitória para discutir o projeto com a
sociedade, poder público e lideranças empresariais. “Eu combinei com o
governador Casagrande que já em julho nós vamos fazer a audiência pública aqui
em Vitória para discutir o projeto. O governador vai organizar isso com a ANTT.
O estudo já está pronto e esse vai ser um dos primeiros trechos a serem
licitados. Até o mês de dezembro, todo esse programa, seja de rodovias, seja de
ferrovias, vai estar licitado, com todos os editais publicados e alguns deles
já contratados”, afirmou o presidente da EPL.
“Linhares
está em processo de licenciamento do polo gás-químico, que é uma enorme planta
de fertilizantes, e esses fertilizantes têm que ir para o Centro-Oeste. O trem
que vai trazer soja vai levar fertilizante, e essa é a importância dessa
ferrovia. A Manabi, se instalando também em Linhares, leva em conta em seu
planejamento a possibilidade de deixar de investir num mineroduto que traga o
minério de Minas Gerais para, em substituição, utilizar a ferrovia. Os
empreendimentos estão todos sendo construídos atrelados a grandes projetos
industriais, e provavelmente nas próximas semanas devemos anunciar um novo
empreendimento portuário aqui no Espírito Santo que pode ser alavancado pela
concretização dessa infraestrutura que está sendo montada”, destacou o
secretário de Estado de Desenvolvimento, Nery de Rossi.
Essa
e outras soluções para os gargalos logísticos do Estado e do país foram
discutidos no seminário da Rede Vitória, que teve o apoio do Governo do Estado
do Espirito Santo, prefeituras da Grande Vitória, Samarco, Fibria, Technip,
Sindirochas e Codesa e contou com a presença de importantes lideranças
empresariais e políticas.
Fonte: http://www.folhavitoria.com.br

que boa noticia. tudo indica que dentre em breve poderemos viajar de trem para o RJ. Isso sim é uma novidade boa.
ResponderExcluir