Powered By Blogger

domingo, 16 de junho de 2013

Espírito Santo - Desenvolvimento em ação.

Construção de ramal em ferrovia que ligará Linhares ao Rio de Janeiro é anunciada pelo Governo Federal



A extensão, até Linhares, da ferrovia que ligará Vitória ao Rio de Janeiro foi anunciada em primeira mão na manhã desta terça-feira (11) pelo presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) do governo federal, Bernardo Figueiredo, durante o seminário Logística é Solução, realizado pela Rede Vitória no Centro de Convenções da capital.
A extensão da ferrovia foi incluída no Programa de Investimentos em Logística lançado pelo governo federal, que terá recursos da ordem de R$ 20 bilhões/ano para ampliar a rede ferroviária e renovar a malha rodoviária do país. Além de garantir a ligação do Espírito Santo com a malha ferroviária do país, a linha férrea contribuirá para alavancar a economia dos municípios vizinhos ou que serão cortados por ela e a extensão até Linhares é estratégica para atender às necessidades do polo gás-químico que a Petrobras implanta na região.

De acordo com Bernardo Figueiredo, já está agendada para o próximo mês a realização de uma audiência pública em Vitória para discutir o projeto com a sociedade, poder público e lideranças empresariais. “Eu combinei com o governador Casagrande que já em julho nós vamos fazer a audiência pública aqui em Vitória para discutir o projeto. O governador vai organizar isso com a ANTT. O estudo já está pronto e esse vai ser um dos primeiros trechos a serem licitados. Até o mês de dezembro, todo esse programa, seja de rodovias, seja de ferrovias, vai estar licitado, com todos os editais publicados e alguns deles já contratados”, afirmou o presidente da EPL.

“Linhares está em processo de licenciamento do polo gás-químico, que é uma enorme planta de fertilizantes, e esses fertilizantes têm que ir para o Centro-Oeste. O trem que vai trazer soja vai levar fertilizante, e essa é a importância dessa ferrovia. A Manabi, se instalando também em Linhares, leva em conta em seu planejamento a possibilidade de deixar de investir num mineroduto que traga o minério de Minas Gerais para, em substituição, utilizar a ferrovia. Os empreendimentos estão todos sendo construídos atrelados a grandes projetos industriais, e provavelmente nas próximas semanas devemos anunciar um novo empreendimento portuário aqui no Espírito Santo que pode ser alavancado pela concretização dessa infraestrutura que está sendo montada”, destacou o secretário de Estado de Desenvolvimento, Nery de Rossi.

Essa e outras soluções para os gargalos logísticos do Estado e do país foram discutidos no seminário da Rede Vitória, que teve o apoio do Governo do Estado do Espirito Santo, prefeituras da Grande Vitória, Samarco, Fibria, Technip, Sindirochas e Codesa e contou com a presença de importantes lideranças empresariais e políticas.

Fonte: http://www.folhavitoria.com.br

Um comentário:

  1. que boa noticia. tudo indica que dentre em breve poderemos viajar de trem para o RJ. Isso sim é uma novidade boa.

    ResponderExcluir

Todo comentário está sujeito a aprovação do moderador.