Segundo o Centro Brasileiro de Infra Estrutura a Petrobras
acumula perda de R$ 2,2 bi com venda de combustíveis
Preços de venda de gasolina e diesel no país estão
abaixo dos valores de importação
A valorização do dólar frente ao real, que
continuou forte na última semana, além do impacto negativo nas contas da
Petrobras, que tem quase 80% de sua dívida na moeda americana, vem aumentando
drasticamente a defasagem dos preços da gasolina e do óleo diesel. A estatal
acumula perda estimada em R$ 2,2 bilhões em sua receita, de janeiro a maio, por
vender os combustíveis a preços inferiores aos de sua importação.
Do total, R$ 575,5 milhões são referentes à
importação de gasolina e R$ 1,6 bilhão corresponde à importação com o óleo
diesel. O cálculo foi feito pelo Centro Brasileiro de Infra Estrutura (CBIE),
considerando os gastos com a importação, que foram superiores à receita obtida
com a venda de gasolina e óleo diesel.
A alta do dólar praticamente eliminou a ligeira
recuperação nos preços dos dois produtos que a estatal tinha conseguido com o
reajuste obtido no dia 30 de janeiro e depois no dia 6 de março só para o
diesel. Procurada pelo GLOBO, a Petrobras informou que não comentaria o
assunto.
Segundo cálculos do CBIE com base nos dados
disponíveis do último dia 9, a gasolina vendida pela Petrobras em suas
refinarias, sem impostos, está 25,3% mais barata em relação do que o produto
comercializado no mercado internacional. Já o óleo diesel está sendo vendido
pela companhia cerca de 21,7% mais barato do que no exterior.
Com o governo tentando reduzir a escalada da
inflação no país, especialistas não acreditam que neste ano a Petrobras
conseguirá algum novo reajuste de preços dos dois combustíveis, que representam
cerca de 60% de sua receita total. Mais difícil ainda, segundo esses
especialistas, será conseguir aumento de preços em 2014, ano de eleilões. Ou
seja, só resta à Petrobras torcer para o dólar cair e se estabilizar.
Fonte: http://oglobo.globo.com


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todo comentário está sujeito a aprovação do moderador.