![]() |
| Vista aérea da cidade de Aracruz, ES |
Pelo menos seis municípios do
interior do Estado vão receber estudos para melhorias no trânsito. A iniciativa
é do Governo do Estado, que decidiu pela contratação de serviços técnicos
especializados para elaborar os Planos de Mobilidade Urbana Sustentável e
Projetos Estruturantes. A ação conta com investimento de mais R$ 6 milhões. As
cidades de Cachoeiro de Itapemirim, Anchieta, Guarapari, Linhares, Colatina e
Aracruz foram as contempladas com o projeto. O governador Renato Casagrande
(PSB) ressaltou que esse tipo de estudo já foi iniciado na Região Metropolitana
de Vitória e, agora, vai se estender para o interior. "Esse plano vai
identificar as principais intervenções, obras, aquilo que é preciso fazer para
que possamos facilitar o trânsito, priorizando o transporte coletivo e passeio
humanizados, como ciclovias e ciclofaixas. Esse estudo vai dar um panorama para
as cidades sobre quais obras elas vão precisar", ressaltou Casagrande.
Os prefeitos das cidades
assinaram um termo de compromisso, na manhã desta terça-feira (04), no Palácio
Anchieta. A empresa que será responsável pelo plano será a Logit Engenharia. As
prefeituras terão o prazo de 15 meses para elaboração dos planos e projetos.
O secretário de Saneamento,
Habitação e Desenvolvimento Urbano, Iranilson Casado, adiantou que o Estado não
vai fazer exigências sobre obras que podem ser apresentadas nos projetos.
"A empresa contratada vai verificar o que existe de projetos e estudos na
região a ser implantada. Ela vai fazer o diagnóstico, como contagem de veículos
e fluxo, a fim de nortear essas diretrizes para o plano", garante.
Interior
A maioria dos municípios ainda
não tem projetos de melhorias no trânsito. Mas o prefeito de Anchieta, Marcos
Assad (PTB), adiantou que já existe projeto para a cidade na área de Mobilidade
Urbana. "Pretendemos ligar a Praia dos Castelhanos a Ubu por meio de
ciclovias. Nos bairros, pretendemos organizar todo o trânsito e dar condições
para o acesso livre dos ciclistas e pedestres", relatou.
Já em Linhares, Norte do
Estado, o chefe de gabinete Welio Pompermaier - que representou o prefeito
Nozinho Correia (PDT) -, disse que a intenção é construir mais uma ponte na
região. "Essa nova via irá ligar o bairro Interlagos à estrada de acesso
ao balneário de Pontal do Ipiranga. Ela interligará a nova ponte inaugurada no
ano passado, criando um anel viário de um fluxo constante, que vai ajudar
desafogar o trânsito na cidade", garantiu.
Colatina e Guarapari
O governador Casagrande
ressaltou que as cidades de Colatina e Guarapari são as que mais preocupam o
Governo do Estado. Entre os pontos de melhoria estão o acesso de Guarapari e a
construção de uma nova ponte em Colatina. "A empresa pode agilizar mais os
estudos dessas cidades. Mas todos os municípios têm as suas demandas e
dificuldades. Os estudos vão ajudar os prefeitos a fazer um planejamento de
onde irão fazer os seus investimentos".
Os estudos contam com o apoio
do Departamento de Estradas e Rodagem (DER-ES), Instituto Jones dos Santos
Neves e Detran-ES.
Fonte: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/06/noticias/cidades/1448406-seis-cidades-do-interior-do-estado-vao-receber-projetos-para-melhorar-o-transito.html

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todo comentário está sujeito a aprovação do moderador.