Powered By Blogger

terça-feira, 4 de junho de 2013

Convênio para a realização dos estudos preliminares foi assinado nesta terça-feira (04) por prefeitos e pelo governador Renato Casagrande.

Vista aérea da cidade de Aracruz, ES
Pelo menos seis municípios do interior do Estado vão receber estudos para melhorias no trânsito. A iniciativa é do Governo do Estado, que decidiu pela contratação de serviços técnicos especializados para elaborar os Planos de Mobilidade Urbana Sustentável e Projetos Estruturantes. A ação conta com investimento de mais R$ 6 milhões. As cidades de Cachoeiro de Itapemirim, Anchieta, Guarapari, Linhares, Colatina e Aracruz foram as contempladas com o projeto. O governador Renato Casagrande (PSB) ressaltou que esse tipo de estudo já foi iniciado na Região Metropolitana de Vitória e, agora, vai se estender para o interior. "Esse plano vai identificar as principais intervenções, obras, aquilo que é preciso fazer para que possamos facilitar o trânsito, priorizando o transporte coletivo e passeio humanizados, como ciclovias e ciclofaixas. Esse estudo vai dar um panorama para as cidades sobre quais obras elas vão precisar", ressaltou Casagrande.
Os prefeitos das cidades assinaram um termo de compromisso, na manhã desta terça-feira (04), no Palácio Anchieta. A empresa que será responsável pelo plano será a Logit Engenharia. As prefeituras terão o prazo de 15 meses para elaboração dos planos e projetos.
O secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Iranilson Casado, adiantou que o Estado não vai fazer exigências sobre obras que podem ser apresentadas nos projetos. "A empresa contratada vai verificar o que existe de projetos e estudos na região a ser implantada. Ela vai fazer o diagnóstico, como contagem de veículos e fluxo, a fim de nortear essas diretrizes para o plano", garante.
Interior
A maioria dos municípios ainda não tem projetos de melhorias no trânsito. Mas o prefeito de Anchieta, Marcos Assad (PTB), adiantou que já existe projeto para a cidade na área de Mobilidade Urbana. "Pretendemos ligar a Praia dos Castelhanos a Ubu por meio de ciclovias. Nos bairros, pretendemos organizar todo o trânsito e dar condições para o acesso livre dos ciclistas e pedestres", relatou.
Já em Linhares, Norte do Estado, o chefe de gabinete Welio Pompermaier - que representou o prefeito Nozinho Correia (PDT) -, disse que a intenção é construir mais uma ponte na região. "Essa nova via irá ligar o bairro Interlagos à estrada de acesso ao balneário de Pontal do Ipiranga. Ela interligará a nova ponte inaugurada no ano passado, criando um anel viário de um fluxo constante, que vai ajudar desafogar o trânsito na cidade", garantiu.
Colatina e Guarapari
O governador Casagrande ressaltou que as cidades de Colatina e Guarapari são as que mais preocupam o Governo do Estado. Entre os pontos de melhoria estão o acesso de Guarapari e a construção de uma nova ponte em Colatina. "A empresa pode agilizar mais os estudos dessas cidades. Mas todos os municípios têm as suas demandas e dificuldades. Os estudos vão ajudar os prefeitos a fazer um planejamento de onde irão fazer os seus investimentos".
Os estudos contam com o apoio do Departamento de Estradas e Rodagem (DER-ES), Instituto Jones dos Santos Neves e Detran-ES.
Fonte: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/06/noticias/cidades/1448406-seis-cidades-do-interior-do-estado-vao-receber-projetos-para-melhorar-o-transito.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário está sujeito a aprovação do moderador.